”Nossa missão é oferecer o melhor sistema de ensino virtual de matemática do Brasil.“
ESCOLA DE MATEMÁTICA
UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Plasmídeos de Bactérias
INTRODUÇÃO
1 A descoberta de que o
DNA é uma molécula cromossômica que contém toda a informação hereditária,
atraiu imediatamente a atenção dos cientistas, no início para entendimento de
sua estrutura e a revelação de como ocorre o transporte de mensagens genéticas
durante o processo de replicação do cromossomo. Com a descoberta da
estrutura de dupla hélice do DNA, em 1953 por Watson e Crick, diversos estudos
têm sido realizados.
2 Com o surgimento nas últimas décadas das superbactérias, um problema de saúde pública foi gerado pelo uso não controlado de antibióticos e alguns estudos na área médica têm sido realizados no intuito de controlar tal situação.
3 O sistema de defesa da bactéria contra os antibióticos, está ligado a existência de plasmídeos (DNA circular) e na ativação de enzimas protetoras.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
4 Nosso objetivo é apresentar um modelo matemático tridimensional para alguns plasmídeos de bactérias, que possibilitem realizarmos simulações computacionais de possíveis desnaturações desses plasmídeos, induzidas por alguns antibióticos.
5 A modelagem matemática de plasmídeos de bactérias, pode colaborar no entendimento de algumas de suas propriedades e na produção de novos antibióticos para combater bactérias indesejadas em nosso organismo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIPPS G. Plasmids: Current Research and Future Trends. [S.l.]: Caister Academic Press. 2008.
LODISH, H.; BERK, A., ZIPURSKY, S. L., MATSUDAIRA, P., BALTIMORE, D., DARNELL, J, FREEMAN, W. H. & Co., ed. Molecular Cell Biology. 2000.
MOREIRA, J. C., Um modelo matemático para o DNA, Dissertação de Mestrado, UFRJ. 1997.
SILVA, F. R., MOREIRA, J. C., Modelo matemático para um plasmídeo de bactéria, Monografia do Curso de Graduação em Matemática, UFU - Campus do Pontal. 2013.
COMENTÁRIOS OU SUGESTÕES
Projeto Pró-Estudo
INTRODUÇÃO
Vários são os motivos que contribuem na evasão e reprovação dos alunos, notadamente nos seus anos iniciais. A falta de planejamento do estudo, dificuldades de aprendizagem, drogas, instabilidade financeira e familiar são alguns deles.
OBJETIVOS
Este projeto visa oferecer as ferramentas básicas e fundamentais para contribuir com a melhoria aprendizagem do aluno na Escola de Matemática.
MATERIAIS E MÉTODOS
O material abaixo deverá ser planejado com pelo menos uma semana antes do início das atividades acadêmicas, conforme previsto no calendário acadêmico.